
Carismático foi Paulo! O qualificativo possui variantes. Popularmente, define-se como carismática a pessoa que irradia especial energia, sujeito cativante. No caso de Paulo, o apóstolo, o vocábulo indica a gama de aptidões que ele coloca a serviço do evangelho e que o transformam em um apaixonado missionário, merecendo ser considerado, com justiça, um dos pilares do cristianismo. De caráter resoluto e destemido, Saulo ou Paulo exerce, no primitivo cristianismo, uma inconteste liderança. Amado e admirado por muitos, mas também contestado por outros tantos, em especial por causa do temperamento forte e exigente. Gente assim costuma impor-se em seus ambientes, fazendo valer a própria opinião, deixando pouco espaço para o diálogo e a divergência.
Foi por causa deste temperamento aguerrido que Saulo encontrou-se com Jesus Cristo. Zeloso fariseu, assume a incumbência de liquidar a comunidade cristã nascente. À entrada de Damasco dá-se o imprevisível. Jesus, significativamente em forma de luz ofuscante, se põe no caminho e derruba o convencido do cavalo. Interpelado, Saulo, o combatente, pede orientação. E Jesus o encaminha para a comunidade dos discípulos de Damasco. E Saulo vai. Todo episódio joga uma luz preciosa sobre a personalidade desta singular figura. Poderia, em tese, questionar ele a orientação. Afinal, que poderia ensinar a ele, doutor na Lei, uma insignificante comunidade de convertidos? Não merecia ele atenção especial: ser instruído diretamente pelo próprio Mestre Jesus? Humildemente, o douto fariseu nada questiona, mas submete-se à instrução da nascente igreja! Mais tarde, escreveria que Deus reputa como louca a sabedoria do mundo! E a loucura de Deus é bem mais sábia do que a inteligência dos homens!
Convertido, Paulo coloca seu carisma a serviço do Evangelho. Com destemor lança-se a anunciar Jesus Cristo, provocando a ira de seus antigos colaboradores e a desconfiança de seus novos irmãos. Os judeus o consideram traidor. Os cristãos, um agente infiltrado para provocar mais estragos entre eles. Nada disso, porém, o detém. Ao contrário, entendendo que deve satisfação apenas a Jesus Cristo, diverge e enfrenta, inclusive, os apóstolos escolhidos diretamente pelo Mestre. Os força a reconsiderar a leitura que faziam do ensinamento recebido. Inspirado, não somente abre a porta da fé aos que os judeus consideravam como excluídos, mas também os desobriga a submeter-se às tradições judaicas. Na escola de Jesus, este judeu convertido compreendeu como ninguém uma das mais fundamentais e renovadoras verdades do novo reino: a fé em Jesus elimina toda diferença e supera qualquer discriminação, justificáveis por padrões humanos. Não há mais judeu nem grego, não há mais senhor nem escravo, não há mais homem nem mulher, mas todos são um só em Cristo Jesus! Ousadíssima afirmação e revolucionária, feita em um período quando as sociedades se esmeravam em dividir-se em categorias bem definidas. Mesmo na atual sociedade que tanto se gaba em defender direitos e garantir espaços a minorias, a posição de Paulo permanece interpeladora, inclusive para as comunidades cristãs.
Gente de enérgico temperamento não costuma manifestar muita paciência com a limitação alheia. Emerge outra surpreendente qualidade neste peculiar homem de Deus! Pelos seus escritos, Paulo se revela um sujeito que aprendeu a tratar com compreensão seus semelhantes. Devemos a ele a mais preciosa lição sobre a caridade. Séculos depois seu hino a caridade permanece sublime e inspirador. Inconteste e provocador! A solicitude com as comunidades por ele fundadas revela um coração pastoralmente voltado para os irmãos. Sem nenhum receio declara seu afeto pelas pessoas. E quando, no fim da vida, preso em Roma, se vê sozinho, sem ninguém para defendê-lo, pede, imitando seu ilustre Mestre, que o descaso não seja debitado na conta de ninguém! Pela compreensão e pelo perdão se distingue o seguidor de Jesus. O discípulo que não é humano contradiz o evangelho.
Carismático é Paulo! Contagiante sua figura. Inspiração para quem aspira seguir os passos de Jesus, encarando a vida como uma corrida em busca da coroa da glória a ser concedida pelo justo juiz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário