Prezado Pároco e prezados coordenadores de Catequese,
Paz!
Tenho o prazer de lhes indicar o livro de Catequese para Crisma.
O livro, com 200 paginas, projetado para uso simultâneo de catequistas e catequizandos, compõe-se de 6 blocos de temas,
com 47 Encontros e 4 celebrações.
1º Bloco Ferramentas ( 2 encontros)
2º Bloco Preparando a Vinha ( 5 encontros)
3º Bloco O Filho do Dono ( 5 encontros)
4º Bloco A Vinha replantada ( 12 encontros)
5º Bloco Preparando os Vinhateiros (16 encontros)
6º Bloco Vai Trabalhar na Vinha (5 encontros)
6 Anexos temáticos e celebrativos.
Cada Encontro segue um esquema padrão, visando a interação catequista/catequizando:
- apresentação do tema,
- a luz da Palavra sobre o tema,
- a conversa interativa, inspirada na Palavra,
- um fato da vida que ilustra ser possível viver a Palavra ouvida,
- momento celebrativo,
- proposta de vivência da Palavra ouvida. ( veja modelo de encontro em anexo)
D. Walter Ebejer, bispo emérito de União de Vitória(PR),
comentou, após revisar o livro:
É um texto dinâmico, de rico conteúdo, mantendo catequistas e catequizandos
de olhos abertos para o mundo, uma metodologia bastante atualizada e cativante.
D. Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar de Campo Grande (MS), comentou:
Parabéns, pela linguagem e disposição de temas.
D. Sérgio Krzywy, bispo de Araçatuba (SP), observou,
Os encontros visam a despertar o catequizando à coerência da vida,
formando-o como discípulo e missionário
.
O Manual está na 4ª edição, segunda reimpressão e pode ser adquirido na Livraria Católica CHAMA, - Araçatuba - marlenecerizza@hotmail.com ou pelos fones – (18)36227518 – (18)36243931. Este inconveniente na distribuição deve-se ao fato de o livro, com ótimo acabamento, ser produzido numa editora local para manter o custo baixo e acessível. Na Livraria CHAMA o livro custa R$10,00.
Fraternalmente,
Pe. Charles Borg.
Segue, abaixo, modelo de um dos encontros.
Segue, abaixo, modelo de um dos encontros.
Unidade VI – Encontro 44 SEREIS TESTEMUNHAS.
Objetivo Incutir nos crismandos a consciência que são chamados a transformar o mundo.
Subsídio CIC 1302 – 1305.
Material Didático exemplares recentes de revistas e jornais.
Esquema
1. O catequista divide a turma em pequenos grupos e, após entregar exemplares de revistas, pede que separem as manchetes positivas e negativas. Feita a seleção, o catequista provoca os alunos a formar um juízo sobre a realidade.
- a atual situação é boa / ruim.... é motivo de esperança e alegria ou de preocupação e desalento?
- que reação espera-se de um cristão diante deste quadro?
2. Temos refletido que o Sacramento da Confirmação renova e fortalece a inserção do batizado na Igreja. Crismado, o batizado se torna um membro mais ativo, uma pedra viva, atuante na construção do Reino. Investido do vigor do Espírito Santo, o crismado assume ser testemunha de Cristo, em todos os lugares e circunstâncias. Em nenhum momento ou ocasião deve sentir vergonha ou receio de mostra-se cristão, de comportar-se de uma forma coerente com a sua condição de seguidor de Jesus.
3. A Luz da Palavra de Deus, At.Ap. 1, 6 – 8.
- que promessa Jesus faz aos discípulos antes de voltar para o Pai?
- que conseqüências a vinda do Espírito provoca na vida do crismado?
- o que representa ser ‘ testemunha’ de Cristo?
- Jesus indica os locais onde os discípulos devem dar testemunho... como se deve entender ‘ até os confins da terra’?
O crismado é investido com o vigor do Espírito Santo. A vitalidade do Espírito Santo é insuperável, porque representa a mesma vitalidade divina. Quando acolhe com alegria o Espírito Santo, o crismado é fortificado na fé de tal maneira que nenhuma força terrena será capaz de detê-lo. Da mesma forma, ficará tão iluminado em sabedoria que em nenhum momento se sentirá confuso. Jesus associa, de uma maneira clara, a presença do Espírito à missão que o crismado recebe. No entanto, Ele não se limita apenas a distribuir tarefas, cuida também de dar todas as condições para que o enviado realize satisfatoriamente a missão confiada. O crismado precisa conscientizar-se deste vigor que recebe.
Jesus pede, ainda, que os discípulos dêem testemunho até os confins da terra. Revela desta forma o desejo de que as pessoas de todas as nações conheçam o seu amor. É vital, é salvador para as pessoas conhecerem Jesus. Sem comunhão com Ele ninguém vive de
verdade... EU SOU O CAMINHO! É do crismado a responsabilidade de levar este feliz anuncio por onde anda. Muita gente depende do seu testemunho para encontrar Jesus, o
Caminho, a Verdade e a Vida. Todo crismado é responsável para transformar a face da terra, ao invés de um planeta de guerras, de rivalidades, de miséria e de sofrimento, em um lugar sem males e sem maldades, uma terra de fraternidade e de esperança. O catequista encerra a sua explanação instigando cada crismando a refletir sobre e a responder, por escrito, a seguinte questão:
Como dar testemunha de Jesus.... em casa?
...na escola?
...com amigos?
4. Fato da Vida
Era uma vez um escritor que morava perto de uma tranqüila praia, junto de uma colônia de pescadores. Todas as manhãs ele caminhava à beira do mar para se inspirar, e à tarde ficava em casa escrevendo. Certo dia, caminhando na praia, ele viu um vulto que parecia dançar. Ao chegar perto, reparou tratar-se de uma adolescente que recolhia estrelas-do-mar da areia para, uma por uma, joga-las novamente no mar. ‘Por que está fazendo isto?”, perguntou o escritor. Você não vê, respondeu a jovenzinha, a maré está baixa e o sol está brilhando. Elas irão secar e morrer se ficarem na areia. O escritor espantou-se .. “ Há centenas de milhares de estrelas-do-mar espalhadas pelas praia. Que diferença faz? Você joga umas poucas de volta ao mar, mas a maioria vai perecer de qualquer forma”. A jovem pegou mais uma estrela na praia, jogou-a de volta ao oceano, olhou para o escritor e disse: para essa aqui eu fiz a diferença!
Naquela noite o escritor não conseguiu escrever, sequer dormir. Pela manhã, voltou à praia, procurou a jovem, uniu-se a ela e, juntos, começaram a jogar estrelas-do-mar de volta ao seu habitat.
5. Celebrando a Palavra
O catequista coloca em cima da mesa as revistas e jornais e explica aos crismandos tratar-se do mundo que necessita urgentemente de gente disposta a fazer a diferença. Pede que coloquem suas mãos em cima das revistas e os convida a um instante de interiorização no qual devem pensar na missão que estão para receber de transformar a face da terra. Junto com cada um, repete o refrão ( que pode ser cantado):
ENVIA TEU ESPÍRITO, SENHOR, E RENOVA A FACE DA TERRA.
6. Vivendo a Palavra
O catequista motiva os catequizandos a marcarem uma presença cristã no ambiente de casa, de escola, lembrando-lhes a próximidade da celebração da Crisma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário